sábado, 8 de setembro de 2007

02.07 - Personagens

As Baianas


Um dos personagens presentes em todas as escolas de samba é a Ala das Baianas. Ali a idade não conta, dos 36 aos 75 anos ou mais, as baianas com seus vestidos de saia rodada desfilam esbanjando simpatia, amor, carinho e muita alegria pela sua escola.
Elas são abnegadas, disciplinadas, e evoluem no compasso do samba autêntico. As suas coreografias perfeitas dão um toque de beleza ao desfile.
As baianas em sua maioria são mulheres que prestam inestimáveis serviços tanto à comunidade como a escola que defendem, tanto que, quando uma escola é convidada a se apresentar em outros eventos elas são logo lembradas.

Os Compositores

Se o samba é considerado como o hino de uma escola, sem os compositores não há samba. Essa Ala é composta em sua maioria por autênticos sambistas, poetas natos, que com sua genialidade e a arte de fazer rimas constroem os sambas-enredo que a escola leva para a avenida.
Fazer um samba-enredo não é fácil, sua construção e elaboração depende de alguns fatores como a pesquisa, concentração de memória, diante da sinopse apresentada pelo carnavalesco e cujo tema obriga o compositor a um trabalho profundo. Além disso, o compositor também precisa ter cuidado, sagacidade, inteligência, veia-poética, saber fazer rimas, ter genialidade individual ou com os outros componentes da Ala, onde acaba criando verdadeiras obras de arte, que passa a ser o hino de uma escola na avenida. E se o samba é bom, bonito e dá prazer, o povo canta.
Pela sua linha melódica, balanço, cadência do samba de grande efeito, é que surgiram diversos sambas-enredo que são cantados até hoje.

Nenhum comentário: