sábado, 8 de setembro de 2007

02.05 - As definições de uma bateria

A bateria é o coração de uma escola de samba. É nela que o samba pulsa, na batida do surdo, anima os foliões, espectadores e toda a avenida. Quando o puxador de uma escola solta o grito de guerra e começa a cantar o samba, tanto os componentes da escola bem como o público em geral se agitam, mas é quando soa o repique e a bateria começa a tocar que a festa começa, é carnaval.
Em geral uma bateria de escola de samba chega a ter 300 componentes, mas conforme a obrigatoriedade do regulamento ela não pode se apresentar com menos de 200 ritmistas. A bateria é dividida pelos diversos naipes de instrumentos.
Até algum tempo atrás os mestres de bateria tinham o costume de colocar os instrumentos mais pesados atrás e os mais leves na frente. Hoje, as baterias das escolas já apresentam outros tipos de formação, como fileiras de instrumentos nas laterais e outros no centro. Cada bateria tem seu diretor principal (o chamado mestre de bateria), e outros diretores que o auxiliam no comando dos ritmistas, em número que varia de 5 a 10. No desfile cada um dos diretores se posiciona ao longo da ala e comandam o seu setor. O único instrumento que possui diretor específico é o naipe de tamborins.
Para manter o andamento e a cadencia do samba, o puxador tem sempre ao seu lado um cavaquinho e eventualmente um violão de sete cordas. Mas esses instrumentos só aparecem junto do carro de som e não fazem parte da bateria. Além disso, os instrumentos de sopro são proibidos nos desfiles.

Nenhum comentário: