sábado, 8 de setembro de 2007

01 - INTRODUÇÃO:


O presente trabalho consiste em mostrar que as escolas de samba de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro, estão modificando e mudando a história do samba e do carnaval campista, quando fazem uso de homenagens a políticos da atualidade. O samba até então era tido como uma forma de protestar contra os senhores de engenho e políticos da época, que não tinham interesse em tratar os negros como seres humanos, mas como máquinas de trabalhar. Hoje as escolas de samba de Campos por dependerem de verbas governamentais para mostrar a sua arte, aliam um tema a uma homenagem a um político atual, que usa o seu poder para fazer da escola e do samba um marketing político.
Nesse trabalho de pesquisa além de uma introdução histórica da origem do carnaval, a pesquisa mostrará os aspectos do carnaval até os fatos que contrastam com o que se sabe dos primórdios do carnaval, como manifestação popular e folclórica de diversos lugares do mundo, até chegar ao carnaval campista.
Será com entrevistas que mostrarei os antagonismos da história dos antigos carnavais e dos carnavais de hoje, ouvindo figuras que de uma certa forma fazem parte da história do carnaval de Campos, bem como de homens públicos que hoje vêem o carnaval como forma de marketing político e pessoal.

Nenhum comentário: