sábado, 8 de setembro de 2007

02.03 - Das batidas do Jongo nasce o carnaval no Brasil – Rio de Janeiro






Ao fim do carnaval deste ano, muito pouco se falou a respeito de como o carnaval chegou ao Brasil, a maioria dos jornais e das revistas tratou realmente de mostrar aonde os artistas e pessoas ilustres iriam desfilar, e como estavam os preparativos da maior festa cultural brasileira, no Rio de Janeiro, apesar do carnaval já ter sido iniciado em Salvador, Bahia, com os seus trios elétricos.



Enquanto a Revista “Nossa História”, ano 1, nº 4, fevereiro 2004, publicada pela Biblioteca Nacional, em suas páginas 8 e 9, informava que o carnaval nasceu através das batidas de jongo na Serrinha, e que dariam origem a Escola de Samba Império Serrano, o jornal O Globo, em sua edição especial sobre o carnaval sequer faz menção ao jongo.
Mas é no site (
http://oglobo.globo.com/especiais/carnaval/historia_rj.asp), que pudemos conseguir algumas informações a respeito de como o carnaval chegou ao nosso país. Segundo as informações obtidas neste site, o Rio de Janeiro até meados do século passado só conhecia o carnaval sob a forma de “entrudo” (do latim “intróito”, entrada). O entrudo foi implantado a partir de 1723, quando os nativos das ilhas portuguesas da Madeira, Açores e Cabo Verde chegaram ao Brasil e se estabeleceram na costa litorânea, entre Porto Alegre e Espírito Santo. No início os foliões se divertiam jogando água uns nos outros.



O primeiro baile que se tem notícia no Rio de Janeiro, ocorreu em janeiro de 1840, quando uma loja de máscaras importou máscaras, barbas e bigodes postiços, e em, 1846 foi realizado o primeiro baile de máscaras do Rio de Janeiro. Em 1852, surgiu uma das figuras lendárias do carnaval brasileiro, o Zé Pereira, que nada mais era do que o sapateiro, José Nogueira de Azevedo que saía pelas ruas tocando bumbos e tambores, com isso, surgiu entre os moradores das favelas outros instrumentos que viriam a compor uma bateria de carnaval: as cuícas, os tamborins, os tambores e os pandeiros.
Seis anos depois do primeiro baile de máscaras, em 1852, é que surgiram os primeiros clubes carnavalescos, chamados de “Grandes Sociedades”, mas que além de estarem ligadas ao carnaval também estavam ligadas aos movimentos cívicos. E assim foram surgindo diversos grupos carnavalescos cujo objetivo era sair às ruas da cidade com mascarados e blocos fantasiados, bem ao estilo europeu.
Dos antigos cordões é que nasceram as escolas de samba que hoje conhecemos. O primeiro desfile extra-oficial de escolas de samba, foi vencido pela Mangueira, em 1932. Mas o primeiro desfile oficial ocorreu em 1935, na Praça Onze e foi vencido pela “Vai como Pode”, que viria a dar origem a tradicional Portela. Mas é importante destacar que a primeira escola de samba do Rio de Janeiro foi a “Deixa Falar”, que foi fundada em 1928, no bairro do Estácio, e que veio a modificar o seu nome homenageando o bairro onde foi criada. O primeiro desfile em que foram cobrados ingressos aconteceu no carnaval de 1963, na Avenida Presidente Vargas, no centro do Rio de Janeiro. Em 1984 os desfiles foram levados para a Avenida Marquês de Sapucaí, onde se ergue a Passarela Professor Darcy Ribeiro, e conhecida popularmente como Sambódromo.

Nenhum comentário: